«Como contribuir para o crescimento de um grupo de ORAÇÃO? Previous item «O ROSÁRIO NO RCC» Next item Programa da XLII...

«Como contribuir para o crescimento de um grupo de ORAÇÃO?

REFLEXÃO

«Como contribuir para o crescimento de um grupo de ORAÇÃO?

Esta pergunta provoca, por vezes, uma resposta que pode afastar o orante do grupo, porque, sentado na cadeira, começa a sentir que «não serve para nada», depois de ouvir os outros irmãos a LOUVAREM O SENHOR VIVO E RESSUSCITADO, sob a ação do ESPÍRITO SANTO! Neste exato momento, espera-se um chamamento através de um orante que deixa sair do seu coração as palavras de Jesus em Mt 11,28 «Vinde a Mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo, e EU vos darei descanso»!

O irmão «sentado», talvez à espera de uma «âncora», onde se possa agarrar, escuta estas palavras «VINDE A MIM…», levanta a cabeça e, no seu interior, surge uma esperança, traduzida na frase « ISTO É PARA MIM!». Afinal, o SENHOR reparou que ele tinha entrado naquele grupo «despido de tudo o que o cobria, estava nu, era um FARRAPO humano», mas…ALGUÉM vai ALIVIAR O « SEU FARDO» e « Dar-lhe-á descanso…»! De cabeça levantada, já sentindo a presença do ESPÍRITO SANTO, começa a LOUVAR O SENHOR e procura conhecê-LO melhor, aquando da partilha da PALAVRA DA SAGRADA ESCRITURA!

É já uma vitória na «batalha» travada entre o permanecer e o «fugir» do grupo, o orante, sob a ação do ESPÍRITO SANTO, permanece, porque não se deixou levar pela tentação de «não serves para nada….»! Do LOUVOR, cresce a ALEGRIA de ter a certeza do AMOR de DEUS! Santo CURA d´ARS dizia «Deus deu uma boca ao homem para O LOUVAR!» No coração do orante, vai nascendo um desejo enorme de «ajudar» o grupo a crescer espiritualmente, mas como? Como resposta simples, podemos dizer «Reza, no teu quarto e pede ao SENHOR da MESSE que te faça ser INSTRUMENTO espiritual, naquele grupo, para que possam surgir DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS, para transmitir a ALEGRIA DO EVANGELHO a todos aqueles que encontrares na estrada da tua vida!»

Procura LOUVAR mais o SENHOR, deixa-te conduzir pela PALAVRA DA SAGRADA ESCRITURA, abre a TUA BOCA e O TEU CORAÇÃO e as palavras vão «crescendo» pouco a pouco, levando o grupo a estar mais próximo do CORAÇÃO de DEUS! Então, como que despertas de um sono e vês que, afinal, o TEU LUGAR onde estás SENTADO, foi predestinado por DEUS para concretizares os SEUS DESÍGNIOS para aquele grupo!

ÉS um filho/ filha muito amado/a do SENHOR, sem precisares de um lugar diferente!

O SENHOR veio para servir e eu e tu viemos também para servir, porque ouvimos «VINDE» e «Aqui estamos SENHOR!, ENVIA-NOS»!

Maria de Lourdes Neto