«O ROSÁRIO NO RCC» Previous item Abertura Ano Pastoral do R... Next item «Como contribuir para o...

«O ROSÁRIO NO RCC»

«O ROSÁRIO NO RCC»

Segundo o livro da CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA «o Rosário com João PAULO II»

Cito: O papa JOÃO PAULO II propôs a celebração do ANO do ROSÁRIO, de OUTUBRO de 2002 a Outubro de 2003. Fê-lo na CARTA apostólica ROSARIUM VIRGINIS MARIAE, que ofereceu a toda a IGREJA no 24º aniversário da sua eleição como Sucessor de Pedro, a 16 de Outubro de 2002. O SANTO PADRE acrescentou os MISTÉRIOS LUMINOSOS, às três partes tradicionais do ROSÁRIO: os MISTÉRIOS GOZOSOS, os MISTÉRIOS GLORIOSOS e os MISTÉRIOS DOLOROSOS!

O ROSÁRIO é, por natureza, uma oração orientada para a paz, precisamente porque consiste na contemplação de Cristo, Príncipe da Paz e «nossa paz» (Ef 2, 14). O ROSÁRIO torna-nos também construtores da paz no mundo!»

No RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO, os orantes invocam o ESPÍRITO SANTO para que JESUS se torne presente, VIVO E RESSUSCITADO, no percurso da Oração.

Depois de um «CÂNTICO DE LÍNGUAS», bem sentido, JESUS faz-se presente, mas MARIA também está junto do SEU FILHO, porque o SEU ESPOSO, o ESPÍRITO SANTO, paira no coração dos orantes! Durante a Oração podemos escutar MARIA a dizer «Ele também fez em MIM, grandes coisas… A sua Misericórdia estende-se de geração em geração» (Lc1,49-50), o MAGNIFICAT em que relembra aos orantes, as maravilhas, fruto de uma «espera», sem desespero!

Isto supera um pouco o nosso raciocínio, mas, se MARIA esperou e soube enaltecer AQUELE que veio ao mundo através do ESPÍRITO SANTO, porque não pensarmos que, ao entrarmos desesperados num grupo de ORAÇÃO, podemos, também nós, através do ESPÍRITO SANTO, receber as maravilhas que MARIA recebeu, porque JESUS está a «SER GERADO» no nosso coração e, de repente, depois de partilharmos a PALAVRA BÍBLICA, que nos conta tudo o que JESUS FEZ(durante três anos), chegamos ao dia do PENTECOSTES.

«NESSE MOMENTO, OUVIMOS UM SOM ESTRONDOSO» (Act2,1-12) e, com MARIA presente, tudo se transforma na nossa vida! O nosso DESESPERO transforma-se em PAZ, porque o PRÍNCIPE DA PAZ oferece a sua PAZ (Ef 2,14), não a do mundo, mas A SUA VERDADEIRA PAZ, FRUTO DO ESPÍRITO SANTO, CRAVADO JÁ NO NOSSO SER!

É lindo ver que, ao rezar o TERÇO, estamos perante a VIDA DE JESUS E DE MARIA (Sacrário de JESUS), esposa do ESPÍRITO SANTO, e, assim, numa oração Carismática, quando invocamos o ESPÍRITO SANTO, INVOCAMOS MARIA, que traz o SEU FILHO JESUS!

Nada está à solta na HISTÓRIA DA SALVAÇÃO, tudo nos leva a JESUS e a MARIA, através do ESPÍRITO SANTO! O ROSÁRIO tem de fazer parte da nossa oração pessoal e até, se possível, ser rezado, antes da ORAÇÃO CARISMÁTICA, para que haja um COMPLEMENTO PERFEITO e não um conjunto de retalhos, sem ligação!

Devemos aprender a ver o ROSÁRIO, durante a dinâmica de uma Oração CARISMÁTICA, porque, sem esta «presença» no nosso coração, não conseguimos saborear todas as palavras, inspiradas pelo ESPÍRITO SANTO, que nos conduzem à presença de JESUS E DE MARIA!

O RENOVAMENTO CARISMÁTICO está intimamente ligado ao ROSÁRIO, sem esta união, seria apenas um conjunto de pessoas, que tentavam rezar, sem orientação e sem pretender chegar a uma «meta»!

Maria de Lourdes Neto