O SACERDOTE ou o PÁROCO e a sua participação num grupo de Oração!
REFLEXÃO
O SANTO PADRE, PAPA FRANCISCO, definiu o RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO como «UMA CORRENTE DE GRAÇA», inspirada pelo ESPÍRITO SANTO para toda a IGREJA, completando o que disse o Cardeal Leon-Joseph SUENENS, (Maline Documents) , passo a citar: «Interpretar o RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO como um movimento entre outros movimentos é interpretar mal a sua natureza; é um movimento do ESPÍRITO SANTO oferecido a toda a IGREJA e destinado a rejuvenescer cada parte da vida da IGREJA.»
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC,par.752) «A palavra IGREJA designa a assembleia litúrgica, mas também a comunidade local ou toda a comunidade universal dos crentes……A IGREJA é o povo que DEUS reúne no mundo inteiro……Vive da PALAVRA e do CORPO DE CRISTO, e é assim que ela se torna CORPO DE CRISTO!»
Assim sendo, podia levar-nos a pensar «o Pároco (ou outro Sacerdote), como membro do CORPO DE CRISTO», deveria participar num grupo de Oração Carismático Católico para ser um instrumento de JESUS CRISTO, destinado a rejuvenescer cada parte da IGREJA» (cfr cardeal SUENENS, Maline Documents).Seria o ideal cristão!
O SANTO PADRE afirma que o RENOVAMENTO é uma CORRENTE DE GRAÇA, inspirada pelo ESPÍRITO SANTO para toda a IGREJA, sendo que esta CORRENTE DE GRAÇA apareceu há pouco tempo (50 ANOS), o que é verdade!
Pergunta-se: – Será que o «PÁROCO ou um sacerdote, que está de visita à PARÓQUIA, estará preparado para «OCUPAR» um lugar de membro ou de um simples orante de UM GRUPO DE ORAÇÃO?
Há duas atitudes que podem ser observadas:
a) Talvez não consiga esquecer, naquele momento, que é PADRE e, como tal, tem tendência a dirigir a ORAÇÃO, porque possui muitos conhecimentos e pretende, com muito boa intenção dar uma lição CATEQUÉTICA àquelas pessoas «pobres em conhecimentos Teológicos», fazendo mais uma «pregação», em vez de «PARTILHA PESSOAI»! Pode-se pensar que esse SACERDOTE ainda não sentiu a CORRENTE DE GRAÇA, que não se encontra nos fala o Santo Padre!
b) Já rezei em grupos de oração em que o «PÁROCO» era o último a falar e só falava, se o responsável o convidasse. Que HUMILDADE! Era um SER que desejava estar mais PRÓXIMO DE JESUS CRISTO! Podem dizer «Não existe, mas, afirmo que, felizmente existe!», no entanto, eu reforço a frase do SANTO PADRE «O RENOVAMENTO CARISMÁTICO É UMA CORRENTE DE GRAÇA que ATRAVESSA TODA A IGREJA» ,então, o que é que falta?
Falta apenas o «EMPURRÃO» do ESPÍRITO SANTO que conduz os SACERDOTES ao SEMINÁRIO DE VIDA NOVA DO ESPÍRITO SANTO, «ouvindo-se, de repente um SOM comparado a uma rajada de vento….»(Act 2, 1-4) que RENOVA o «INTERIOR» do SACERDOTE, como aconteceu com os leigos, havendo, assim, uma continua conversão (Segundo SANTO INÁCIO DE LOYOLA)!
Neste momento, passa a fazer parte da CORRENTE DE GRAÇA!
Maria de Lourdes Neto