Reflexão: «SEMINÁRIOS DE VIDA NOVA NO ESPÍRITO» Previous item O SACERDOTE ou o PÁROCO e... Next item «OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO»

Reflexão: «SEMINÁRIOS DE VIDA NOVA NO ESPÍRITO»

Vou começar por transcrever Act 2 b) «Revestidos da força do ALTO:

«Quando chegou o dia de PENTECOSTES, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram, então, aparecer umas línguas  à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou  uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. Ora residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvirem aquele som poderoso, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam; «Mas quê! Essa gente que está a falar não é da Galileia? Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los anunciar nas nossas línguas as maravilhas de Deus! Estavam todos assombrados e, sem saberem o que pensar, diziam uns aos outros: Que significa isto? Outros, por sua vez, diziam, troçando: Estão cheios de vinho doce.» (Actos 2)

Seminários de Vida NOVA no Espírito ou Caminhada de VIDA NOVA no ESPÍRITO, que têm como «linha de chegada e de partida», a chamada «EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO»!

Durante algum tempo, cerca de sete semanas, «…encontramo-nos reunidos  em pequenos grupos,  no mesmo lugar, tal como no cenáculo onde se encontravam os Apóstolos e MARIA…», rezando, aprendendo a esperar, louvando, fazendo momentos de silêncio para recordar tudo o que escutamos de alguém que procura ensinar a viver, segundo a ação do Espírito SANTO!

Os irmãos ou irmãs vêm de várias «nações que há debaixo do céu», podem vir de vários grupos da Diocese, tendo já começado a  dar os primeiros passos, fruto da sua perseverança num grupo de ORAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA, mas talvez não tenham ainda ouvido o «…SOM COMPARÁVEL AO DE FORTE RAJADA DE VENTO….»porque o dia de PENTECOSTES não foi sentido……então, pode-se ouvir as palavras do PAPA FRANCISCO, no Estádio Olímpico de Roma, quando disse  ou quase gritou:

«QUE TODOS FAÇAM A EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO!»

Esses cenáculos, grupo de irmãos, que caminham para a EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO, que será o dia de PENTECOSTES para cada um deles ,representa já uma graça, porque se deixam  conduzir, começando a  aprender a esperar, a  aprender a louvar, a aprender a amar, a  aprender a rezar e também aprender a falar na sua língua com AQUELE QUE DEU A VIDA por nós, NA CRUZ ,JESUS ou a aprender que podem falar  «em línguas» (sílabas sem ligação lógica, sons inefáveis….diferentes de todas as línguas, mas com uma mensagem compreendida por JESUS RESSUSCITADO)!Nestes «cenáculos» há sempre  UM ANTES e UM DEPOIS, tal como no cenáculo onde se encontrava MARIA,(…estavam com medo…. Depois, ….anunciavam as maravilhas de Deus.) ainda hoje, se pode afirmar que durante sete semanas, esse «ANTES» se vai transformando, e se vai  gerando em cada um dos Efusandos, um ser completamente NOVO (daí o nome …….Seminário de VIDA NOVA ou Caminhada para UMA VIDA NOVA…!

Pode-se dizer que não se sabe bem o momento exato da chamada EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO, porque ELE CHEGA para todos, como diz o SANTO PADRE, mas não à mesma hora , nem no mesmo dia, mas com a certeza de que o ESPÍRITO SANTO vai trabalhando o nosso interior, com a ajuda dos «APÓSTOLOS» que vão abrindo as portas  do nosso coração com os ENSINAMENTOS BÍBLICOS!  O dia da « CHEGADA E DA PARTIDA» identifica-se com a «EFUSÃO» ou «a SAÍDA do ESPÍRITO SANTO » que estava adormecido, desde o nosso Batismo em que recebemos os SETE DONS INFUSOS, que cresceram connosco e que contribuíram para a nossa caminhada humana e, que «Subitamente», se transformaram em DONS ESPIRITUAIS CARISMÁTICOS, que serão as «ferramentas« para a NOVA EVANGELIZAÇÃO! Estes Seminários ou CAMINHADA para UMA VIDA NOVA é a GRAÇA de DEUS que rompe a dureza dos nossos corações, derrubando as barreiras humanas, é  uma verdadeira explosão na nossa vida que se manifesta nos FRUTOS DE PAZ, de BONDADE e CARIDADE!

MARIA de LOURDES NETO