«OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO»
REFLEXÃO:
«Cada árvore conhece-se pelo seu FRUTO … pois da abundância do coração é que fala a sua boca.» (Lc 6,44-45)
«Mas o fruto do Espírito é: CARIDADE, ALEGRIA, PAZ, PACIÊNCIA, BENIGNIDADE, BONDADE; FIDELIDADE, MANSIDÃO, AUTO-DOMÍNIO» (Gal 5,22)
Começo por dizer uma frase que ouço muitas vezes:
«-Então, é para isso que andas num grupo de ORAÇÃO? Afinal, o que andas lá a fazer? Respondes dessa maneira?»
Posso tentar explicar estes “comentários”, com as palavras de S. Lucas e de S. Paulo, perguntando:
– Quem é a «ÁRVORE ?» … « Como surge o fruto ou os frutos dessa ÁRVORE?»
– «O que significa falar da «ABUNDÂNCIA do CORAÇÃO É QUE FALA A SUA BOCA.»
– Como se consegue VER, aquilo de que nos fala S. Paulo é realmente «OS FRUTOS DO ESPÍRITO: CARIDADE, PAZ, BONDADE, FIDELIDADE…»
Vamos meditar juntos:
A «ÁRVORE» pode-se considerar cada um de nós, mas sendo «ÁRVORE», para dar «FRUTO», precisa de alimento, como água, sol e «diálogo» com o seu cuidador! (O nosso diálogo com O SENHOR!)
Concluímos que os « FRUTOS BONS» dependem de um trabalho quase «invisível» de alguém (Espírito Santo), mas indispensável e, quando olhamos para esses« FRUTOS BONS», o nosso coração enche-se de ALEGRIA (S. Paulo Gal 5) e «monopolizámos uma conversa, porque só falamos daquilo que está a acontecer….e da nossa boca surgem palavras de PAZ, de AMOR, de CARIDADE, de BONDADE, porque o ESPÍRITO SANTO «REGOU» o nosso interior («A NOSSA ÁRVORE!»), de tal forma que o nosso «homem velho» ou «a nossa mulher velha» vai desaparecendo, diminuindo, para testemunhar … «A VERDADEIRA EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO» ao mundo que nos rodeia e que está atento às «falhas» da nossa humanidade!
É a surpresa de DEUS que deixa «brilhar» os frutos NOVOS, DIFERENTES e que podem GERAR, com a FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, um mundo com mais PAZ, composto por «FRUTOS» (cada um de nós) que respondem com BONDADE, que usem de CARIDADE, que sejam FIÉIS, que sejam mansos, porque a CRUZ DE JESUS CRISTO ESTÁ À SUA FRENTE!
É UMA GRANDE GRAÇA como «árvore» ser encontrada pelo SENHOR, para ser «regada», durante a Oração de um grupo, e poder, um dia, ser considerada um «BOM FRUTO»!
MARIA DE LOURDES NETO