Os Dons Carismáticos – Reflexão Previous item REFLEXÃO: «RCC e a MISSÃO» Next item ASSEMBLEIA NACIONAL DO...

Os Dons Carismáticos – Reflexão

Ao entrar, ou melhor, ao desejar participar na oração de um grupo da Renovação Carismática, deparamos com a frase «aquela pessoa TEM muitos DONS»!

Para quem vem do «deserto» religioso, vê-se colocado numa situação de total ignorância, que pode levar «à fuga» ou «à curiosidade», dependendo do estado de espírito em que se encontra a pessoa! É uma opção difícil de tomar, porque ser considerado «ignorante», faz sentir a «nossa pobreza humana» escondida no meio de conhecimentos supérfluos, mas, por outro lado, «fugir», revela uma certa falta de coragem, então, aqui entra a acção do ESPÍRITO SANTO, que, como «esposo» de MARIA, vai gerar o AMOR, que gera o nascimento de JESUS no meu « VENTRE», e esse JESUS vai -me «falando de DEUS-PAI», afirmando que «veio fazer a VONTADE» do PAI!

Assim, como «TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO», fruto do Batismo, já com JESUS gerado no coração, pela presença viva do ESPÍRITO SANTO, damo-nos conta que não conseguimos parar nesse CAMINHO, que iniciamos, quase inesperadamente, desejamos conhecer a PALAVRA DE DEUS, na SAGRADA ESCRITURA e aí, encontramos S. PAULO, nas suas cartas, sobretudo, na carta aos Coríntios capitulo 12 e na sua carta aos Romanos capitulo 12, um «dinamismo» que pode mudar o mundo ou que pode ajudar a mudar o mundo, porque ele dá-nos a conhecer o que se passava nas Comunidades que ele visitava e com as quais rezava! Ele falava dos DONS ESPIRITUAIS ao serviço da Comunidade, os chamados CARISMAS, que comparou aos membros de nosso corpo físico, que maravilha! Se me faltar um membro, os outros não funcionam corretamente, então, compreende-se que não se pode desejar o DOM/CARISMA de um irmão porque ele completa o que me faltar, tudo está muito bem concretizado no plano de SALVAÇÃO!

Ninguém fica de fora, todos «possuem» DONS ESPIRITUAIS e devem pô-los ao serviço dos outros, isto é tão importante como saber que a vida vem de DEUS e, um dia volta para DEUS! Quando se diz «O SENHOR DERRAMOU MUITOS DONS ESPIRITUAIS», num orador, eu fico muito contente, porque, tenho a certeza que o ESPÍRITO SANTO VAI ATUAR naqueles que rezarem nesse momento, com ele!

Qual é o «meu DOM ESPIRITUAL»? É uma pergunta, que tem resposta no nosso coração e nos frutos da nossa oração pessoal e comunitária! É um irmão ou uma irmã que serve de porta-voz ao ESPÍRITO SANTO, que vai afirmar «O SENHOR derramou em ti, este ou aquele DOM ESPIRITUAL……», não tenhamos pressa da saber, devemos, sim, procurar o caminho de santidade, que vai fazer de cada um de nós, um fruto reconhecido e revelado espontaneamente, como em PENTECOSTES! A resposta não será dada por nós, mas sim, pela forma como falo ou falarei de JESUS VIVO E RESSUSCITADO! Os que me seguem , sabem que caminham  com JESUS CRISTO!

 

MARIA de LOURDES NETO