Dia dos Avós – “A vida de oração!” Previous item ASSEMBLEIA NACIONAL DO... Next item Férias e espiritualidade

Dia dos Avós – “A vida de oração!”

Hoje é dia dos AVÓS! É VERDADE!

Será que a ORAÇÃO tem «avós»? Ser «avô», é ser alguém que deu origem a outro «alguém», semelhante a ele ou a ela! E a ORAÇÃO, o que é afinal? Donde vem? Como nasceu? Pode-se perguntar « quem existiu antes da ORAÇÃO»? Sabe-se que a ORAÇÃO está ligada à VIDA humana, ora, se assim é, pode ser considerada « uma pessoa» ou «a Caminhada espiritual de uma pessoa»!

Então, estamos diante de uma estrada , em que a « partida» é a vida de alguém que se encontra com a ORAÇÃO, que não é apenas uma palavra, ou um conjunto de palavras, é também outro, que se apresenta, inesperadamente nessa PARTIDA!

Afinal, a ORAÇÃO tem «AVÓS», tem uma origem, é fruto de um encontro especial de dois seres, um totalmente humano e outro espiritual, é fruto de um encontro que se dá na nossa caminhada uma única vez, mas faz «nascer» no coração de cada um, a «ORAÇÃO», tal qual como aconteceu com o nascimento de MARIA, Mãe de JESUS!

Não se fala muito de JOAQUIM e de ANA, mas sabe-se que foram os pais de MARIA, Mãe de JESUS! Nesta certeza e confiança , pode-se reforçar que a ORAÇÃO nasceu , nasce e nascerá sempre de um encontro humano e espiritual, cada um de nós encontra, num momento sem hora, sem data marcada, ALGUÉM, que se identifica com a ORAÇÃO, que tem uns «AVÓS», que fazem parte da nossa vida!

«A VIDA de ORAÇÃO» não tem uma definição certa, exata, tem um tempo de concretização, fruto de um diálogo entre duas existências: humano e espiritual, que

se  pode transformar  num tempo preenchido por silêncios, por meditações, por olhares no infinito divinizado, com a presença do FILHO DE MARIA, JESUS!

A VIDA DE ORAÇÃO é intransmissível , na medida em que não há receitas, apenas há testemunho da pessoa, que  já se encontrou com ALGUÉM,(JESUS), não tendo como explicar, é visível na sua forma de estar presente na vida dos outros, é marcada pela «diferença», que deve fazer nascer no outro, um desejo de conhecer o desconhecido!

A catequese ajuda a preparar esse encontro, mas o «maior» trabalho dá-se no coração de cada um, «empurrado pelo ESPÍRITO SANTO (esposo de MARIA, Mãe de JESUS)!

Maria de Lourdes Neto