O Renovamento Carismático Católico em Viseu está vivo e recomenda-se! Previous item HISTÓRIA - R.C.C. VISEU Next item Diocese de Portalegre –...

O Renovamento Carismático Católico em Viseu está vivo e recomenda-se!

O Renovamento Carismático Católico em Viseu está vivo e recomenda-se. Porque digo isto ?
Primeiro, porque a Equipa diocesana de serviço, composta por Gracinda e  Jorge Grilo e pelo assistente Pe. António Matos,  foi recebida pelo bispo diocesano, Dom António Luciano, no dia 28 de Maio, com quem tivemos uma conversa de esclarecimentos e de informações, muito profícua e esclarecedora, acerca da vida dos grupos.  Entregámos-lhe alguma correspondência útil e os estatutos do Renovamento Carismático Católico, aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa.
Dias antes, a 26 de Maio tínhamos organizado uma assembleia diocesana para a qual convidámos o prelado, mas ele, por razões pessoais e de serviço, não pôde participar. A Assembleia foi muito participada e teve como tema a frase evangélica de Marcos 16,17-18 «Ide e ensinai o Evangelho . Curai os doentes e expulsai o Maligno». O tema foi tratado por membros da Comunidade Canção Nova que vieram de Fátima animar e dar formação aos numerosos participantes. Gostámos muito de ouvir a Micheline e o Evaldo que nos falaram da sua experiência de vida em comunidade e do tema acima referido, sobretudo sobre a dificuldade que alguma famílias têm para perdoarem-se.
Com eles estiveram também a Rosane e o casal Lucas e Natali que vivem na nossa cidade e que animaram com a música sempre alegre.  No programa estava incluída, como sempre, oração de adoração e de cura . Muita gente gostou de ouvir a Micheline e o Evaldo que, com já vimos, trataram o tema da fé e da libertação dos males que nos afligem, dizendo bem alto a frase que o nosso assistente tem repetido vezes sem conta: “Quando temos males físicos ou psíquicos devemos recorrer a médicos ou psicólogos. Se estes não conseguem curar-nos, recorremos a Jesus, o médico divino, pois só Ele tem palavras de vida eterna e não os bruxos ou outros curandeiros que nos enganam com falsas promessas”.
É pela oração fervorosa e pela fé sólida que Deus promete abençoar-nos e libertar-nos e nunca os charlatães do ocultismo que recorrem a rituais nada em acordo com o que a Igreja ensina. A nossa assembleia terminou ao fim dum dia cheio de graça e de unção com a Santa Missa, em que participou o nosso amigo Pe. José Pedro Matos, pároco de Ranhados e de Repeses.
Houve a colaboração de muita gente e uma enorme solidariedade entre todos para que a acção do Espírito Santo pudesse exercer-se sobre muitas pessoas que pediram muitas graças ao Santíssimo , sobretudo a reconciliação e a paz nos corações. Pensamos que, tal como no dia de Pentecostes, o Espírito esteve no meio de nós a inspirar-nos uma renovação e reconversão das nossas vidas.
A Deus seja dada toda a honra e glória pelas maravilhas que Ele operou.
P. António Gomes de Matos – Assistente Eclesiástico para a diocese de Viseu