Diocese de Portalegre – Castelo Branco vive retiro de exercício de carismas
Só o que é autêntico, tem o poder de tocar e contagiar a fímbria da alma humana, criada pelo Deus vivo, único, a própria verdade que é Luz!
O José Luís é um destes filhos de Deus que, assumiu a consciência de o ser e tomou posse da dignidade de filho de Deus “que o é de facto”. Consciente da vocação com que Deus o chamou, para esta missão libertadora dos seus irmãos, anunciadora do Evangelho de Jesus Cristo, tomou posse da autoridade e poder que vem de Deus.
É uma evidência de como o Senhor utiliza a realidade dos seus filhos. O Espírito Santo e as profissões do José Luís aliaram-se de tal maneira que os dois dias decorreram num clima de ternura e paz, num ambiente muito sereno e livre; foi criado um fio condutor que preparou o terreno interior de cada participante.
E foi pela Fé firme, deste nosso irmão que rezou por nós e connosco em nome de Jesus Cristo, do Seu preciosíssimo Sangue e das Suas Chagas, que fomos como que conduzidos “pela mão” a descer ao nosso interior, ao mais profundo da nossa história a enfrentar realidades, experiências vividas e escondidas no mais profundo do nosso ser, e aí aconteceu a libertação de muitas memórias, medos, feridas, bloqueios, traumas que precisavam de tomar posse do resgate de Jesus.
Os testemunhos já começaram a anunciar-se, numa alegria e paz e também na consciência de que a sua própria transformação é tão profunda que exige o tempo do “silêncio de Maria” para guardar tudo no coração e esperar respeitosamente pelo amadurecimento dos frutos (que já se fazem sentir).
Sim, os Carismas dá-os Deus para serem exercidos para o bem comum.
Dois dias extraordinários, intensos, que Deus nos deu e quer que sejam “ordinários” ou seja, normalmente vividos no dia-a-dia, para nos libertar ainda mais para uma vida diária iluminada, contagiada e contagiante pelo Seu Amor infinito, como Suas testemunhas.
Em nome da Equipa de Serviço Diocesano, uma palavra de agradecimento a todos quanto nos acolheram:
– A Câmara Municipal de Proença-a-Nova na pessoa do seu Vice-Presidente, o Sr. João Manso que generosamente nos cedeu o Salão polivalente.
– O Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova, os Reverendos Senhores Padres Luís Bairrada, Virgílio Martins e Joaquim.
– O Reverendo Senhor Padre Víctor Henriques que presidiu à celebração Eucarística do primeiro dia no próprio salão e concelebrou no segundo dia na Missa da Paróquia, presidida pelo Reverendo Senhor Padre Luís, na igreja matriz.
– O Grupo de Oração “Caminheiros de Emaús” com o seu jeito discreto e artístico de acolher e servir.
– O grupo de animação
– Todos os participantes
Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!
Maria da Graça Aparício – ESD