ADVENTO Previous item «NATAL…PRENDA…AMOR!» Next item POESIA DO AMOR DOADO

ADVENTO

Segundo o CATECISMO da IGREJA CATÓLICA, p. 524, pode-se ler:  Ao celebrar em cada ano a LITURGIA DO ADVENTO, a IGREJA atualiza esta expectativa do MESSIAS.

Comungando na longa preparação da primeira vinda do SALVADOR, os fiéis renovam o ardente desejo da Sua segunda vinda. Pela celebração do nascimento e martírio do PERCURSOR, a IGREJA une-se ao seu desejo:

 «ELE DEVE CRESCER e eu diminuir» (Jo 3,30)

O ADVENTO é um tempo de ESPERA, isto é, espera-se alguma coisa e ALGUÉM, que há-de vir, sem «data marcada», apenas se sabe que VEM, não para repetir o que fez aquando da SUA primeira VINDA, mas para completar o que ensinou, iluminando o espírito humano, sobre aquilo que era para ser concretizado como FRUTO da SUA PRIMEIRA VINDA, mas que não se verificou!

Então, retoma-se o versículo « ELE DEVE CRESCER e eu diminuir»(Jo 3,30), com a certeza que o FRUTO que  se devia « colher» seria o « nascimento de  uma VIDA NOVA», alicerçada na segunda vinda do MESSIAS , que iria completar, aquilo que não foi realizado, assistindo-se ao crescimento imperfeito do ser humano, revelado nas suas fraquezas e nos desvios!

 Esta NOVA VINDA do MESSIAS é, de facto, algo que daria para escrever um livro, mas talvez, umas linhas escritas possam ajudar a clarificar esta «EXPECTATIVA», consciencializando a responsabilidade deste tempo de ESPERA, que  é oferecido ao ser humano, por AMOR, para preparar o seu interior, tentando  «DIMINUIR» o seu «ego», «corrigindo» o seu «percurso de vida», fazendo um exame de consciência, até reconhecer que deveria «ELIMINAR» o seu crescimento imperfeito, sem normas, sem orientação, sem qualquer ligação ao testemunho recebido pela PRIMEIRA VINDA DO MESSIAS!

Se, realmente, o homem criado por DEUS, foi «desviado» do caminho preparado pela primeira vinda do MESSIAS, esta ESPERA (ADVENTO) dá-lhe oportunidade de se apresentar diante DELE como  «um ser humano renovado e DIMINUÍDO», por ter aproveitado o TEMPO! Então, o MESSIAS esperado, ficará FELIZ, por ver o seu povo «purificado» e pode, mesmo, dizer:

 « JÁ NÃO SOIS VÓS QUE VIVEIS, MAS EU QUE VIVO no VOSSO CORAÇÃO»!

Este será um verdadeiro ADVENTO, com frutos concretos, desaparecendo por completo a data do calendário, para dar lugar a um « UM HOMEM NOVO» de que nos fala S. Paulo na carta aos Efésios!

 A IGREJA une-se a este desejo!

Maria Lourdes Neto