NOVO RUMO Previous item «ORANTE CARISMÁTICO +... Next item Reflexão sobre...

NOVO RUMO

REFLEXÃO: NOVO RUMO

Quando entramos num GRUPO de ORAÇÃO, desejamos mudar o rumo da nossa vida?

Começo esta reflexão com a ORAÇÃO do PAPA FRANCISCO:

«SENHOR DEUS DE PAZ…escutai a nossa súplica!

Tentamos tantas vezes e durante tanto tempo…resolver os nossos conflitos…com as nossas forças e armas…

tantos momentos de fragilidade e escuridão…

tanto sangue derramado…

…tantas vidas despedaçadas…

tantas esperanças sepultadas!

Tornai-nos atentos para ouvir o grito dos nossos cidadãos, que nos pedem para transformar as nossas armas, em INSTRUMENTOS DE PAZ, os NOSSOS MEDOS, em CONFIANÇA e AS NOSSAS LUTAS, EM PERDÃO!»

Vamos TENTAR responder à pergunta desta reflexão, meditando nas palavras do PAPA FRANCISCO!

Muitos dos nossos irmãos e irmãs entram num grupo de ORAÇÃO à procura de LIBERTAÇÃO, uns, ainda com uma «máscara», que pretende disfarçar «a DOR da FRAGILIDADE, DA ESCURIDÃO e da ESPERANÇA SEPULTADA», outros, inclinados para o chão, revelando um pouco da vida DESPEDAÇADA….

Durante o percurso da ORAÇÃO, assiste-se a duas atitudes, que provocam um «SOM», só ouvido pelo SENHOR RESSUSCITADO:

– A «MÁSCARA» vai caindo e, nesse movimento de queda, há « uns pedregulhos» que se misturam com AS LÁGRIMAS, que vão limpando, não só o rosto, mas o INTERIOR de cada irmão….que deseja «APAGAR» da sua vida, OS MEDOS e, deseja, ainda mais….ir, em busca da ESPERANÇA perdida, SEPULTADA!

– Os outros irmãos, INCLINADOS para o CHÃO, «caem redondamente e, o SOM da queda, transforma o seu rosto», parecendo alguém que escapou da MORTE num CAMPO DE GUERRA…

O CENÁCULO de um GRUPO DE ORAÇÃO é um espaço de «MILAGRES», onde apenas nos é pedido, a abertura do CORAÇÃO para entregarmos «a MÁSCARA» e tudo o que está lá dentro: os MEDOS, AS LUTAS humanas e as nossas FRAGILIDADES!

Sempre que os irmãos ou as irmãs, com a FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, deixem, sem vergonha, «CAIR a ARROGÂNCIA, o ORGULHO, O PODER de resolver tudo sozinhos…», aparece «A PAZ, A CONFIANÇA e o PERDÃO!

A pergunta que inicia esta reflexão tem sempre uma resposta positiva, porque não depende só  de cada um de nós… a «NOSSA ADESÃO À TRANSFORMAÇÃO», depende da ABERTURA do nosso CORAÇÃO, mesmo que, no início, haja resistências….a vitória será SEMPRE DE JESUS CRISTO, que DEU A VIDA na CRUZ, com um AMOR INCONDICIONAL!

Se todos somos transformados…então, ENTRA NUM GRUPO DE ORAÇÃO e, entrega « a MÁSCARA ao SENHOR, que te DEVOLVE A VIDA! Não te deixes MORRER!

VAI, sem MEDO, JESUS ESPERA POR TI!

MARIA DE LOURDES NETO