História do RCC na Diocese de Braga

Simultaneamente, um grupo de Seminaristas juntou-se a um conjunto de pessoas, orientadas pela professora Drª  Hercília(Professora de Filosofia) , em Telhado (Vila Nova de Famalicão), que formou a Comunidade Cristo de Betânea, ficando, mais tarde como assistente, o pe Sílvio.

Quando eu tive conhecimento de um grupo na Póvoa de Varzim, contaram –me que tinha começado numa sala ao  lado da igreja Matriz, sendo esse grupo dirigido por uma irmã Doroteia. Entretanto, essa irmã foi transferida para Braga, deixando o grupo a cargo da Aurora da Conceição Trocado, que mudou a oração para o salão  dos Jesuítas, ficando aí algum tempo.

Neste momento, pensava-se que a Diocese tinha apenas um grupo, que, começou a rezar  na Paróquia de S. José de Ribamar, mas já existia um pequeno grupo de pessoas que rezavam  em Guimarães, na casa da Conceição Ribeiro. Esta senhora tem uns tios que vinham todos os anos do Brasil e, num desses anos, falou- lhes da dinâmica do Renovamento Carismático (presente, já no Brasil), resolvendo, então, rezar na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. (Guimarães)

A Comunidade Cristo de Betânea esteve algum tempo a coordenar estes grupos que iam surgindo, do grupo « mãe» da paróquia de S. José: grupo « Imaculado Coração de Maria» (Caxinas); grupo « Está Vivo»(Vila do Conde); grupo « Jesus é nossa PAZ» da Paróquia da Lapa; grupo «Pedras Vivas» (Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, tendo vindo um dos responsáveis do grupo «Sal e Luz» de Moreira da Maia- Porto). Quase todos os membros destes grupos frequentaram durante muito tempo o grupo « SAL e LUZ» de Moreira da Maia,(Porto) para terem acesso a uma breve Formação e, assim, poderem coordenar melhor a oração Carismática.

Surge a primeira EQUIPA de SERVIÇO DIOCESANO,( 1997?)como um pedido da CID (Conferência Interdiocesana), com três membros,  cujo coordenador, Sr. Coutinho, vinha já indicado pela Comunidade Cristo de Betânea, os outros dois, Fernanda e Maria de Lourdes Neto foram eleitas pelos responsáveis presentes, em Telhado.

Esta Equipa esteve ao serviço cerca de quatro anos, tendo como Assistente o Pe Jorge Oliveira , Jesuíta. A Diocese foi crescendo, assistindo às Assembleias Interdiocesanas, realizando-se as primeiras eleições abertas a todos os responsáveis dos grupos, considerando-se, assim,  « uma data importante», porque todos os presentes foram convidados a votar.

Hoje, há 28 grupos (um em Formação), com uma Equipa eleita, segundo os ESTATUTOS NACIONAIS! Há um pequeno grupo de jovens e um grupo de Animação. O Programa do ANO PASTORAL é elaborado, segundo o tema da Diocese, valorizando a Unidade e a Comunhão com os diversos Movimentos.

Maria de Lourdes Neto